Solo

Postado por:

Solo

Solo

Solo é um corpo de material inconsolidado, que cobre a superfície emersa terrestre, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de proporções e tipos variáveis de minerais, gases, água e húmus.

Solos arenosos
São aqueles que têm na sua maioria grãos de tamanho entre 2mm e 0,075mm. Os solos arenosos têm boa aeração. Plantas e microorganismos vivem com mais dificuldade, devido à pouca humidade. O solo arenoso possui teor de areia superior a 70%.  Também possui argila e outros compostos em menor percentagem. Mas como tem boa aeração não retém água. Esse solo é permeável, Também é conhecido como neossolo. Os grãos de areia são maiores e tem mais espaço entre si facilitando a passagem da água.

Solos argilosos
Não são tão arejados, mas armazenam mais água. São menos permeáveis, a água vai passando mais lentamente, ficando, então armazenada.

Solos siltosos
Com grande quantidade de silte, geralmente são muito erosíveis. O silte não se agrega como a argila e as suas partículas são muito pequenas e leves.

Solo humífero
Esse solo apresenta uma quantidade maior de húmus em relação aos outros. É um solo geralmente fértil, ou seja, um solo onde os vegetais encontram melhores condições para se desenvolver. Possui cerca de 10% de húmus em relação ao total de partículas sólidas. A presença de húmus dá uma coloração, em geral, escura e contribui para uma maior capacidade de reter água e sais minerais, aumenta também a sua porosidade e aeração. Os grãos são de tamanhos variados e diversificados; a passagem da água ocorre de acordo com o tipo de grão.

Solo calcário
A quantidade de calcário nesse tipo de solo é maior do que nos outros solos. Deste tipo de solo é retirado um pó branco ou amarelado, que pode ser utilizado na fertilização dos solos destinados à agricultura e à pecuária. Este solo também fornece a matéria-prima para a fabricação de cal e do cimento.

[glossary_atoz]
0