Oceano

Postado por:

Oceano

Oceano

Oceano, okeanos em grego, é um corpo principal da água salina e um componente principal da hidrosfera. Aproximadamente 3/4 (71%) da superfície de Terra (cerca de 361 milhões de quilômetros quadrados) é coberta por oceanos (cerca de 61% do hemisfério norte e de 81% do hemisfério sul).

Se considerarmos um oceano global interconectado de água salgada podemos dividi-lo pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos (Oceano Pacífico; Oceano Atlântico; Oceano Índico; Oceano Glacial Ártico; Oceano Glacial Antártico).

O oceano permite à Terra a característica única, no nosso sistema solar, da vida. As primeiras células vivas apareceram no oceano há cerca de 3500 milhões de anos e aí se foram multiplicando e evoluindo progressivamente, dando origem à imensa diversidade de formas de vida, existentes na Terra. O oceano é um reservatório de água que, através do ciclo, hidrológico, se evapora da superfície quando as temperaturas estão mais elevadas, formando nuvens e provocando chuvas que restituem a maior parte dessa água ao planeta. É também no oceano que ocorrem alguns dos fenómenos climatéricos mais espetaculares e destruidores, como, por exemplo, os furacões, as trombas de água e os tsunamis. Fonte de vida, o oceano representa o nosso futuro, o nosso bem-estar, a nossa alimentação e a nossa sobrevivência. Todos estes factos levam-nos a compreender a necessidade de conservar e preservar a vida no oceano, de gerir os seus incalculáveis recursos de uma forma maio racional, a fim de evitar uma rutura do equilíbrio que poria em risco toda a vida na Terra.

[glossary_atoz]
0