Garganta del Cares (Picos da Europa)

Postado por:

Em Fevereiro de 2013 desloquei-me ao Parque Natural dos Picos da Europa com o núcleo da Fraternidade Nuno Alvares Prazeres para realizarmos uma caminhada pelo trilho do Cares e visitar aquela região.

Picos da Europa

Picos da Europa

O Parque Natural dos Picos da Europa estende-se pelo Principado das Astúrias e pelas Comunidades Autónomas de Cantábria e Castela e Leão, abrangendo a totalidade do maciço dos Picos da Europa e parte da Cordilheira Cantábrica. Divide-se em três zonas distintas, separadas por vales e rios: o Maciço Ocidental, com o Rio Sella a oeste e Rio Cares a este e a que se acede por Cangas de Onís; o Maciço Central, que vai da Garganta do Rio Cares ao vale do Duje, com acesso desde Cabrales; e o Maciço Oriental, entre Duje e Deva e a que se chega pela estrada de Panes.

O trilho do Rio Cares é feito, na sua maioria, em pequenos socalcos esculpidos na pedra.

O percurso de cerca de 12 quilometros segue pelo desfiladeiro do rio Cares, que serpenteia entre paredes verticais com dezenas de metros de altura. Em alguns locais, a largura do desfiladeiro tem pouco mais de 3 metros. Ao longo do percurso, atravessámos pontes metálicas que impressionam, não só pela altura, mas também por pensarmos como é que foram construídas naquele local onde nenhum veículo consegue chegar. Também conhecida como “Garganta divina”, esta rota tem a particularidade de proporcionar a qualquer pessoa sem grande experiência em pedestrianismo o acesso a paisagens deslumbrantes! O percurso inclui a travessia de grutas escavadas na rocha calcária dos maciços, por forma a permitir a progressão e passagem de operários que construíram o canal que existe ao longo do todo o percurso e que leva a água captada em Cain até Poncebos, onde existia uma antiga unidade energética.

0

Adicionar um comentário