Hummm...!

Hummm…!

Tu até podes pensar que o líquido mais útil e mais precioso da Terra é um delicioso batido de chocolate. Mas estás muito enganado. Enquanto podes passar semanas sem um batido de chocolate, sem beber água ficavas tão extinto como um dinossauro, e para isso bastavam-te apenas alguns dias. E de onde vem a maior parte dessa água? Dos rios, é claro. Os rios podem constituir apenas 1% da água da Terra, mas esse 1% é água doce que depois de limpa podemos beber.

A primeira pessoa a estudar a sério a água (isto há pessoas para tudo) foi o cientista inglês Henry Cavendish (1731-1810). Henry nasceu em Nice, na França, mas passou a maior parte da sua vida em Londres. O simpático Henry era um pouco solitário. Vivia com o pai até à morte deste, e não saía muito de casa. Não tinha muitos amigos. Namoradas é que não tinha de certeza. Na verdade, nem sequer deixava as raparigas entrarem em sua casa. Considerava-as uma má influência.

Estudos sobre a água...

Estudos sobre a água…

Felizmente, Henry tinha uma coisa a seu favor. Era um químico brilhante. Passava a maior parte do tempo em casa a realizar experiências de química. (Gostava muito mais de química que de pessoas. Afinal de contas, os tubos de ensaio não nos respondem).

Work-a-holic

Work-a-holic

Continuando…, quando o sortudo do Henry tinha quarenta anos, herdou um milhão de libras. Estava rico! Mas será que deixou o dinheiro subir-lhe à cabeça? Não! Continuou a trabalhar como antes e gastou a maior parte do querido dinheirinho em… adivinha lá? Isso mesmo, acertaste, em mais livros e mais conjuntos de química. E ainda bem que o fez, para a Geografia, porque, pouco tempo depois, Henry Cavendish fez uma descoberta espantosa. Certo dia, no seu laboratório, misturou gás de hidrogénio e de oxigénio num frasco e aqueceu a mistura. Que é que achas que viu?

A, B ou C...?

A, B ou C…?

Resposta b) As paredes do frasco ficaram cobertas de água. O que o inteligente Henry descobrira é que a água não é constituída apenas por uma substância (isto é, água simples) como todos os cientistas pensavam. Na verdade, é constituída por dois gases, o hidrogénio e o oxigénio. A reacção entre os dois criou o vapor de água que se condensou (transformou-se em água líquida) ao tocar nas paredes do frasco. Incrível! Em código de químico, a água doce é chamada de H2O. Isso significa dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio, unidos numa molécula de água. E biliões e biliões de maravilhosas moléculas de água formam um rio.

Hidrólogo rico!

Hidrólogo rico!

Hoje em dia, alguém como Henry podia ser chamado de hidrólogo. Que é o nome fino para um geógrafo que estuda a água dos rios. E Henry era terrivelmente fino. Os seus dois avós eram duques muito finos, que lhe deixaram pilhas de dinheiro!